Tecnologia que garante uma experiência de compra diferenciada e mais segurança nas transações? Vem conhecer a nova tendência do varejo!
Seja por conta da pandemia ou da evolução natural do varejo, uma coisa é fato, o consumidor adotou um novo critério no comportamento de compra: a experiência. Prova desse movimento é a grande transformação digital assistida no varejo só no último ano.
Com o avanço da tecnologia, a biometria facial vem ganhando cada vez mais espaço, diminuindo cada vez mais os atritos de identificação e pagamentos.
Há pouco tempo, para fazer uma compra, era necessário sempre ter a carteira ou cartões em mãos. Mas, a busca pela agilidade e facilidade no checkout, encontrou na digitalização dos serviços e processos o grande diferencial que os consumidores tanto buscavam na experiência com o varejo. E a implementação do pagamento touchless é prova disso.
Impulsionados por essa digitalização das compras, alguns varejistas já estão se posicionando à frente ao testar a biometria facial como meio de pagamento. Você é um deles?
O mercado está se transformando e quem não acompanhar essa evolução corre o risco de ficar para trás rapidamente. Por isso, se você ainda não está seguindo esse caminho, saiba que os pagamentos touchless estão se mostrando uma forte tendência no varejo e sem dúvidas, vão se tornar cada vez mais comuns na rotina do consumidor.
Quer saber como se posicionar para aproveitar as oportunidades que estão surgindo? Vem conhecer mais sobre esse trending que vai impulsionar os resultados do varejo não só em 2023, mas nos próximos anos!
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Biometria facial é hype no Brasil e no mundo
Em apenas um ano, a proporção de brasileiros com smartphone que já acessaram serviços digitais com reconhecimento facial passou de 29% para 43%. Esse resultado da pesquisa realizada pela Mobile Time e Opinion Box já destaca a importância de investir nesse tipo de tecnologia, que já é comum no dia a dia dos brasileiros.
Não é novidade que a biometria facial está sendo usada em vários segmentos, como no controle de acesso em prédios e a verificação de identidade em aeroportos. Em São Paulo, o Metrô está testando um sistema de biometria facial para identificar passageiros em tempo real, visando a segurança nas estações.
Mas não é só no Brasil que essa tecnologia está transformando os hábitos do consumidor. Na Rússia, por exemplo, os passageiros do metrô de Moscou contam com a opção de embarcar apontando o rosto para um dispositivo nos guichês.
À medida em que a tecnologia continua a evoluir, também evolui a forma como os consumidores a utilizam. E é por isso que o uso da biometria facial deixou de ser exclusivo para identificação e já está sendo utilizado como meio de pagamento.
Você sabia que 94% das soluções adotadas no atendimento do consumidor se concentram em meios de pagamento? É o que diz a pesquisa da SBVC sobre esse diferencial competitivo que tem grande impacto na experiência de compra. Então, ficar de fora dessa transformação já não é mais uma opção.
Hoje, a biometria facial, pode ser usada para melhorar a experiência de compra, tornando o pagamento mais prático, rápido e seguro para o cliente, uma vez que as transações podem ser feitas sem a presença do cartão ou celular.
Além de oferecer uma experiência mais fluida no checkout, o reconhecimento facial facilita a gestão do CRM e entrega uma identificação mais assertiva para o seu negócio. Deu para perceber por que os pagamentos sem contato passaram a ser estratégicos para o varejo?
O futuro é o novo hoje
E os números comprovam o quão crucial é a biometria facial para o sucesso do varejo. Os pagamentos móveis remotos autenticados biometricamente devem atingir o valor de US$ 1,2 trilhão até 2027, de acordo com o estudo da Juniper Research. Nesse contexto, é possível entender que, em um futuro próximo, se tornará um hábito realizar pagamentos sem precisar ter o cartão ou o celular em mãos.
Em todo o mundo, os meios de pagamento não são mais apenas cartões e dinheiro. Em uma realidade pós pandemia, a preocupação com a higiene e segurança se tornou ainda mais evidente. E o avanço dos meios digitais acelerou o uso de recursos como a biometria facial para pagamentos, gerando menos atrito, aumentando o encantamento dos clientes e estimulando o retorno para novas compras.
Não é atoa que, na China, o pagamento por biometria facial já foi implementado nos mais diversos segmentos, como lojas, restaurantes e supermercados. Outro exemplo são soluções baseadas em biometria facial ou das mãos, que vêm sendo usadas em lojas da Amazon como fator de reconhecimento dos clientes.
E sem ir muito longe, aqui no Brasil, o St Marche, em São Paulo, também já implementou a tecnologia de pagamento por reconhecimento facial, garantindo que a recorrência de compras ao supermercado aumentasse de 3 para 5,5 vezes ao mês. Outra rede que também aderiu à tecnologia foi o Zona Sul, no Rio de Janeiro, onde as pessoas não precisam mais sair com cartões e carteira na rua para fazer suas compras.
No dia a dia, os consumidores estão cada vez mais acostumados a autenticar suas transações por meio de uma selfie no celular, ou seja, o reconhecimento facial já está no cotidiano das pessoas. Essa interatividade, segurança e fluidez, são alguns dos atributos esperados nessa nova experiência de compra. E fica evidente que o varejo que não está investindo nessa tendência de pagamento, está ficando para trás.
Já deu para perceber que o reconhecimento facial é visto como a grande aposta para o varejo. Então, por que não acompanhar essa tendência que já está sendo hype no mundo todo?
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Sobre a Payface
A Payface é uma startup de pagamento por reconhecimento facial fundada em 2018, em Florianópolis-SC. A empresa surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar o processo de identificação e compra, oferecendo uma solução mais rápida, customizada e segura de checkout em lojas físicas, ao permitir que os consumidores se identifiquem e paguem num único processo, integrado com programas de fidelidade e os arranjos de pagamentos dos varejistas.
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