Em um mercado tão competitivo, encontrar ações assertivas para fidelizar e atrair cada vez mais clientes têm sido um verdadeiro desafio para quem está à frente de um negócio no segmento de varejo no Brasil. Mas, você já parou para pensar que talvez esteja na hora de você apostar em tecnologia para a sua loja?
Por: Mirian Cruz
Analista de Inbound Marketing
O consumidor está cada vez mais adepto a marcas que o representem em personalidade, crenças, desejos e interesses. Se você parar para pensar, o que um consumidor busca quando interage com uma marca? E indo mais além: o que um consumidor espera ao se tornar fiel a uma marca?
Antes de mais nada, fidelizar um cliente é a chave para um crescimento sustentável de qualquer negócio. Afinal, você já sabe, mas não custa lembrar que, conquistar um novo cliente custa 5 vezes mais caro do que manter um.
E prova de que esse relacionamento importa mais do que nunca é a última edição da ABRAS ’23 Food Retail Future, maior evento do varejo alimentar do Brasil, que aconteceu agora em setembro em São Paulo, que trouxe como tema central, a palavra “singularidade”.
A singularidade, a personalização, a proximidade e o relacionamento com o cliente não são só palavras ao léu. Estas são algumas das estratégias que estão sendo discutidas no mundo do varejo para encantar e fidelizar o cliente e por consequência construir um negócio cada vez mais sustentável.
Se o consumidor está cada vez mais ávido por um relacionamento mais próximo, humanizado e singular, você deve estar se perguntando: mas, e por onde começar para criar estratégias de proximidade para fidelizar mais clientes? Neste conteúdo, você verá como investir na tecnologia de pagamento por reconhecimento facial pode ser crucial para a entrega de uma experiência encantadora para o seu cliente.
Os dados, você precisa deles
Conhecer quem é o seu cliente e o hábito de compra dele é um dever de casa. Com os dados do seu CRM, você tem em mãos o que há de mais valioso quando o assunto é relacionamento: a informação do seu cliente.
Utilizar as informações para engajar e construir relacionamentos duradouros faz com que o seu cliente se sinta único, especial e singular. Quando um cliente se torna fiel a uma marca, ele também se torna, por consequência, um embaixador do seu negócio, o que convenhamos, é tudo que o mercado precisa.
Ter em mãos dados como interesses de compra, preferências, marcas, formas de pagamentos e o histórico de interação com a sua loja, faz com que você possa utilizar estas informações como alavancas promocionais.
Principalmente no segmento de varejo em que o principal objetivo é aumentar a margem de lucro, investir em tecnologia faz com que a sua loja se torne cada vez mais preditiva em relação ao seu cliente e por consequência, melhore o faturamento.
Uma das tecnologias que está revolucionando o varejo brasileiro é o pagamento por biometria facial. Com ela, você tem a garantia de ter um CRM mais assertivo, já que o seu cliente se identifica, paga e pontua somente no CPF dele mesmo.
Grandes varejistas como o St Marche, em São Paulo, e o Zona Sul, no Rio de Janeiro, têm visto a tecnologia de pagamento por reconhecimento facial se tornar uma ferramenta indispensável na fidelização dos clientes.
A experiência de compra define uma fidelização
Outra estratégia que você pode apostar é tornar a experiência de compra mais prática, fluida, simplificada e sem atrito. Esse é um dos momentos cruciais para a fidelização de um cliente.
Uma pesquisa divulgada pelo portal Mercado & Consumo explorou o quão essa etapa é uma das mais importantes para o varejo. O atendimento é fundamental para 94% dos entrevistados, porém, apenas 11% se dizem extremamente satisfeitos com o que recebem.
Percebe como você pode explorar esses momentos, seja em loja ou no momento de pagamento? É importante prestar atenção aos dados, tendo em vista que eles são um grande guia dos diferenciais que você pode aplicar em loja, como o comportamento de compra do seu cliente.
Outra pesquisa, desta vez da Salesforce, ouviu mais de 6,7 mil consumidores de 15 países, mostra a alta expectativa dos clientes em relação à qualidade de suas experiências de compra.
Entre os mais exigentes, estão os brasileiros: 89% disseram que a experiência de compra proporcionada pela marca é tão ou mais importante do que o produto e o serviço que é comprado.
Para 94% desses consumidores, um fator essencial para a boa experiência de compra é ser tratado como uma pessoa e não apenas como um número.
Além disso, mais da metade (57%) dos entrevistados disse que deixaria de contratar um serviço ou comprar um produto de uma marca porque teve uma experiência melhor com um concorrente.
Percebe? A personalização, a singularidade e se importar com o cliente. Estes são fatores extremamente essenciais no assunto fidelização, já que os clientes estão dispostos a buscar pelo seu concorrente se ele oferecer uma experiência melhor.
Além de você usar os dados da sua loja como uma das alavancas promocionais, direcionando uma comunicação mais preditiva com o seu cliente, oferecer a ele produtos dos quais precisa ou marcas que costuma comprar, você também pode apostar em uma tecnologia que melhore a experiência de compra do seu cliente.
A biometria facial para pagamentos tem caído no gosto dos brasileiros. Já acostumados com a praticidade, a segurança e a fluidez de não precisar tirar nada da bolsa ou carteira para fazer pagamentos, os brasileiros têm preferido uma experiência que facilite o dia a dia.
Para você ter uma ideia, uma pesquisa uma pesquisa da Mastercard, realizada em 2022, na rede de supermercados do St Marche, apontou que 76% dos entrevistados indicariam para um amigo fazer compras usando a biometria facial como meio de pagamento.
O estudo trouxe atributos como: mais rápido, mais prático, mais conveniente, mais moderno, como os principais benefícios que caracterizaram a experiência dos clientes ao utilizar esse meio de pagamento.
Além de ter uma experiência mais fluida no momento da compra, 61% dos entrevistados relataram que se sentiram mais seguros ao utilizar a biometria facial e 60% afirmaram não ter enfrentado nenhum tipo de fila ao pagar usando somente o rosto.
Que tal conhecer mais dessa tecnologia que está contribuindo para fidelizar clientes e aumentar os momentos de compra? Conheça a Payface!
Sobre a Payface
A Payface é uma fintech de pagamento por reconhecimento facial fundada em 2018, em Florianópolis-SC. A empresa surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar o processo de identificação e compra, oferecendo uma solução mais rápida, customizada e segura de checkout em lojas físicas, ao permitir que os consumidores se identifiquem e paguem num único processo, integrado com programas de fidelidade e os arranjos de pagamentos dos varejistas.
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