Filas para pagar, dificuldade de engajar o cliente na loja, falta de personalização na comunicação com o cliente. Essas são dores bem latentes no varejo brasileiro. Mas, já imaginou se você pudesse melhorar essa jornada cheia de fricção utilizando apenas uma tecnologia? Parece mágica, mas não é!
Por: Mirian Cruz
Analista de Inbound Marketing
Que o brasileiro já está acostumado a pagar sem senha, isso não é nenhuma novidade, não é? Em uma era em que até o dinheiro se tornou digital, como é possível não aderir às novas tecnologias de pagamento?
A última edição da Revista Época Negócios apontou, em um compilado minucioso, as 150 empresas que estão definindo como viveremos até 2030. Disruptivas, inovadoras, conscientes e cada vez mais digitais. Estas são algumas das características que reúnem as soluções que compuseram o grupo.
Para o consumidor, um oceano azul de possibilidades para usar e abusar de diferentes experiências e formas de consumir. Para o varejo, um verdadeiro alerta de adaptação, principalmente quando o assunto é experiência. Neste conteúdo, você verá como a biometria facial, como um dos meios de pagamento, é um caminho natural.
O seu rosto é a nova senha
O pagamento sem contato caiu no gosto do brasileiro. E prova dessa crescente é o que trouxe o último balanço da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), do mês de agosto deste ano, em que expôs que 54% dos brasileiros preferem utilizar os cartões contactless, enquanto 81% dos entrevistados afirmam que o meio de pagamento é mais rápido e ágil.
Se por um lado pagar sem contato já está na rotina dos brasileiros, por outro, os pagamentos invisíveis, como a biometria facial, por exemplo, têm ganhado um espaço promissor no mercado.
Uma inclinação a esse movimento é o que aponta um estudo desenvolvido pela Juniper Research em que afirma que a expectativa é que cerca de US$1,2 trilhão sejam movimentados por meio de pagamentos online autenticados biometricamente até 2027.
Ou seja: Assim como foi a transição dos cartões chip and pin para os cartões sem contato, os pagamentos que utilizam apenas a biometria facial aparecem como o próximo passo natural a ser dado no mercado dos meios de pagamento.
A experiência é a alma do negócio
A facilidade no momento do pagamento, a fluidez e uma experiência sem fricção são alguns dos atributos mais citados de quem já realizou alguma compra usando apenas o rosto para pagar.
Uma pesquisa da Mastercard, realizada em 2022, na rede de supermercados do St Marche, apontou que 76% dos entrevistados indicariam para um amigo fazer compras usando a biometria facial como meio de pagamento. O estudo trouxe atributos como: mais rápido, mais prático, mais conveniente, mais moderno, como os principais benefícios que caracterizaram a experiência dos clientes ao utilizar esse meio de pagamento.
Além de ter uma experiência mais fluida no momento da compra, 61% dos entrevistados relataram que se sentiram mais seguros ao utilizar a biometria facial e 60% afirmaram não ter enfrentado nenhum tipo de fila ao pagar usando somente o rosto.
Seja pela conveniência de não precisar carregar carteira ou cartão, digitar senhas ou falar dados sensíveis em público ou pela tranquilidade de poder fazer um passeio noturno e poder fazer compras usando apenas o rosto para pagar, o ponto comum entre todos os entrevistados estava relacionado à experiência de compra. Usar o seu rosto como a sua nova senha é, de fato, um caminho a ser seguido.
Você vai gostar de saber disso:
- Com a Payface, você pode ampliar os momentos de compra;
- Seu cliente poderá fazer compras usando somente o rosto, mesmo se estiver sem o seu cartão private label;
- O seu CRM se torna mais assertivo, já que o seu cliente se identifica no clube com a biometria facial;
- Você oferece uma experiência mais fluida com identificação e pagamento em um único processo, simples e prático.
A segurança como um atributo
A segurança como um dos benefícios da biometria facial também é citada por uma pesquisa da Dentsu Data Labs (DDL), encomendada pela IDEMIA, em que reportou que 90% dos brasileiros acreditam que a tecnologia de pagamento por biometria facial é uma solução viável para proteger seus dados e bens.
A pesquisa realizada em 13 países observou que 70% dos brasileiros atribuem a individualidade como a vantagem mais relevante dos pagamentos biométricos, ao passo que 56% preferem o cartão com este tipo de tecnologia frente a 23%, que ainda opta pelo cartão regular.
Além disso, 82% dos brasileiros atestam que formatos de pagamento sem contato são melhores que os tradicionais e 1 a cada 2 entrevistados disseram que as plataformas que não exigem senha devem ser as mais aguardadas, por conta da dificuldade para lembrá-la.
Tá, mas isso aí é seguro?
Que utilizar somente o rosto para pagar é mais fácil, prático, fluido e conveniente, você já sabe. Agora, se você estiver se perguntando em relação à segurança desse novo meio de pagamento, é importante saber que pagar usando a biometria facial é mais seguro que os métodos tradicionais.
Um dos elementos mais críticos que garante a segurança da biometria facial é a detecção de vivacidade. Em outras palavras, o sistema é projetado para saber se a face que está sendo escaneada é de uma pessoa viva ou de uma foto, vídeo, etc.
A Payface, empresa líder de pagamento por biometria facial no Brasil, utiliza algoritmos de detecção de vivacidade passiva em conformidade com as normas ISO 30107-3 níveis 1 e 2, tornando ataques de spoofing extremamente difíceis.
Informações sensíveis, como dados de cartão de crédito e as imagens faciais, são criptografadas e armazenadas em servidores privados. Esses servidores estão em conformidade com as normas de segurança PCI-DSS 3.2.1, o que garante que os dados dos usuários estejam seguros e protegidos contra acesso não autorizado.
Além disso, a fintech possui modelos de IA treinados em conjuntos de dados diversificados para garantir o reconhecimento preciso de pessoas de todas as etnias, idades e gêneros. Essa diversidade não só torna o sistema mais inclusivo, mas também o torna mais seguro.
Outro questionamento que talvez você possa estar fazendo é em relação ao reconhecimento facial entre dois irmãos gêmeos idênticos. Nestes casos, em que o sistema detecta semelhanças extremas entre duas pessoas, um segundo fator de autenticação é solicitado, reforçando ainda mais a segurança do processo.
Ficou curioso para conhecer a tecnologia de pagamento com o rosto? Então, entre em contato com a gente:
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Sobre a Payface
A Payface é uma fintech de pagamento por reconhecimento facial fundada em 2018, em Florianópolis-SC. A empresa surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar o processo de identificação e compra, oferecendo uma solução mais rápida, customizada e segura de checkout em lojas físicas, ao permitir que os consumidores se identifiquem e paguem num único processo, integrado com programas de fidelidade e os arranjos de pagamentos dos varejistas.
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