Quer saber como se preparar para os desafios de segurança do varejo físico? Combater fraudes não é uma tarefa fácil, mas existem algumas medidas que seu negócio pode adotar para evitar ações fraudulentas. Continue lendo para conhecer!
Com o aumento do uso de meios digitais para transações financeiras, as fraudes no varejo têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Serasa revelou que 4 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de fraudes financeiras, com destaque para a clonagem de cartões de crédito e débito e as compras indevidas com cartões. Além do prejuízo financeiro, as vítimas podem sofrer danos à reputação e ao crédito.
E essa vulnerabilidade é encontrada não apenas no ambiente online, mas também no varejo físico, já que os fraudadores conseguem usar os dados pessoais e financeiros roubados das mais diversas formas.
Ainda segundo estudos, o número de vítimas de golpes financeiros tem aumentado gradativamente no país, e a previsão é que as fraudes se intensifiquem a cada ano. Nesse contexto, é fundamental que as empresas do varejo invistam em recursos e medidas para evitar as fraudes.
Seu negócio já está preparado para combater fraudes? Continue lendo para explorar as principais formas de proteger a sua loja das tentativas de golpe com a ajuda da tecnologia. Acompanhe!
As fraudes de pagamentos que o varejo físico enfrenta
O varejo físico é um setor que movimenta bilhões de reais todos os anos no Brasil. No entanto, também é um setor que está sujeito a fraudes e golpes que podem prejudicar tanto os consumidores quanto os varejistas. De acordo com a ClearSale, só no último ano, as tentativas de fraudes somaram R$ 5,8 bilhões só no e-commerce, o que aumenta a preocupação em relação a 2023. Por isso, é fundamental que as empresas estejam preparadas e conheçam as fraudes mais comuns no setor.
Existem diversos tipos de fraudes de pagamentos que o varejo brasileiro enfrenta, incluindo:
- Roubo de identidade: é o uso de dados pessoais e informações sensíveis de terceiros para acessar a conta do usuário e em seguida, aplicar golpes como abrir contas em bancos, solicitar empréstimos ou até emitir cartões.
- Fraude de cartão de crédito: quando um indivíduo utiliza um cartão de crédito roubado ou clonado para fazer compras fraudulentas.
- Chargeback: nesse caso, um consumidor faz uma compra e depois contesta a cobrança, alegando que não reconhece a transação ou que não recebeu o produto, mesmo tendo recebido.
- Phishing: quando um criminoso engana o indivíduo para que ele revele informações confidenciais, como senhas e informações bancárias, por meio de e-mails falsos ou sites fraudulentos.
- Golpe do troco errado: outra fraude comum em lojas físicas, nesse caso, o atendente ou caixa dá um troco menor que o devido e embolsa a diferença.
E como a biometria facial pode ajudar a prevenir?
Infelizmente, as fraudes no varejo físico ainda são uma realidade em 2023. E os ataques estão sendo aprimorados a cada dia. É muito importante que os lojistas e consumidores estejam sempre atentos e tomem medidas de prevenção para evitar serem vítimas desses golpes.
Pensando nisso, para evitar fraudes, as empresas devem investir em soluções de segurança, como criptografia de dados, tokenização de informações de pagamento e verificação de identidade do cliente.
O uso de pagamentos com biometria facial, por exemplo, pode ajudar a combater esses tipos de fraudes, já que a tecnologia é capaz de identificar com precisão a pessoa que está realizando a transação. Esse é um meio de pagamento que também pode ajudar a evitar fraudes de chargeback, já que é possível registrar a identificação facial do consumidor no momento da transação, como forma de comprovar que ele reconhece a compra.
Em resumo, a biometria facial pode ser um meio de pagamento poderoso para ajudar o varejo a combater fraudes e proteger os consumidores. Porém, também é essencial que os consumidores sejam educados às práticas seguras de compra e que as empresas estejam sempre atualizadas sobre as últimas ameaças. Com essas medidas, o varejo físico poderá manter a confiança dos consumidores e evitar prejuízos financeiros.
Como a Payface pode ajudar a sua empresa a combater fraudes
Por mais cuidados que se possa ter, ninguém está totalmente livre de fraude financeira. Por isso, é importante estar ciente dos golpes mais comuns e tomar medidas certas para se proteger. E foi pensando nisso que a Payface desenvolveu um um conteúdo completo com as principais fraudes do varejo físico e algumas dicas de como combatê-las.
Neste e-Book, será discutido sobre a importância da prevenção e combate às fraudes no varejo físico e será apresentado as maiores fraudes do setor e suas consequências para as empresas, como perdas financeiras, multas e danos à reputação.
Resumindo, você encontrará neste material gratuito:
- Números gerais das tentativas de fraude no mundo;
- Os setores mais afetados pelos fraudadores;
- Quais são as maiores fraudes do varejo físico e como funcionam;
- O que o seu negócio pode fazer para combater qualquer tipo de fraude.
Para recebê-lo em seu e-mail, clique no banner abaixo e preencha o formulário.
Com informações precisas e dados atualizados, este eBook vai ajudar as empresas a protegerem não apenas seus próprios negócios, mas também seus clientes, garantindo a confiança e a credibilidade necessárias para o sucesso no varejo físico. Ao conhecer a fundo os riscos que as empresas conseguem se antecipar, identificando, ainda, comportamentos suspeitos e atividades fraudulentas antes que os golpes aconteçam.
Com isso, a Payface espera contribuir para um varejo físico mais seguro e confiável.
: LEIA MAIS
> Payface implementa tecnologia de reconhecimento facial no St Marche em SP
> Campanha da Payface “Compre sorrindo” chega na rede do Zona Sul no Rio
> Payface é selecionada em programa da Mastercard
Sobre a Payface
A Payface é uma startup de pagamento por reconhecimento facial fundada em 2018, em Florianópolis-SC. A empresa surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar o processo de identificação e compra, oferecendo uma solução mais rápida, customizada e segura de checkout em lojas físicas, ao permitir que os consumidores se identifiquem e paguem num único processo, integrado com programas de fidelidade e os arranjos de pagamentos dos varejistas.
Conheça mais sobre a nossa solução! Agende uma conversa com nosso time de negócios e saiba como podemos ajudar você a agilizar o processo de identificação e pagamento da sua empresa.