Ainda está na dúvida se deve apostar no reconhecimento facial para o seu negócio? Vem conhecer mais e entender o porquê é inevitável fugir dessa tecnologia.
Todo negócio que deseja incrementar a segurança de transações e a eficiência de loja, deve ficar atento à evolução dos serviços que envolvem reconhecimento facial. Quer saber por quê?
A biometria facial é uma das tecnologias mais relevantes do mercado hoje em dia. Características particulares como a impressão digital, a disposição dos vasos sanguíneos presentes na retina, a membrana da íris, traços da face e da voz são alguns tipos de informações que podem ser usadas na identificação biométrica.
Pelo fato de usar dados preconcebidos e exclusivos para identificar e validar rostos humanos, o reconhecimento facial é considerado uma das formas mais seguras para realizar identificações e transações, combatendo riscos e fraudes.
Por isso, não surpreende que o reconhecimento facial já esteja tão presente no cotidiano das pessoas. Um exemplo clássico é o uso da biometria facial para desbloquear smartphones, liberar acesso a edifícios e não muito distante da China e Rússia, o Brasil também está testando o reconhecimento facial em aeroportos, metrôs e ônibus.
A grande novidade em relação a essa tecnologia, é que, de fato, ela passou a ser utilizada também como meio de pagamento e não somente como identificação. Neste conteúdo, nós trouxemos um compilado sobre as tendências em pagamentos e a evolução do reconhecimento facial no Brasil e no mundo.
O que é o reconhecimento facial na prática?
Antes de falar sobre a importância do reconhecimento facial para os negócios atuais, é preciso entender como essa tecnologia funciona na prática.
O reconhecimento facial é uma tecnologia biométrica capaz de identificar qualquer pessoa a partir de suas características faciais exclusivas, como a distância entre os olhos, a largura do nariz e a forma da boca.
Ou seja, a biometria facial é uma solução que permite que os consumidores se identifiquem ou façam pagamentos usando apenas o rosto. Assim, os usuários não precisam mais fazer logins, usar senhas, crachás, cartões ou qualquer outro meio para realizar essas ações.
Para que esse processo funcione, basta fazer um mapeamento prévio do rosto. Antes de qualquer coisa, o sistema de reconhecimento facial precisa de uma base de treinamento, que é um conjunto de dados que serve como parâmetro.
Depois disso, o software compara com os rostos já existentes na sua base de dados e verifica se existe similaridade com a realidade: se sim, identifica o rosto, se não, rejeita. Interessante, né?
Agora, as possibilidades são inúmeras! Não é à toa que um levantamento da Surfshark mostrou que 92% dos países na América do Sul usam reconhecimento facial de alguma forma. E a expectativa é que esse mercado alcance um valor de US$ 8.5 bilhões em 2025, segundo uma pesquisa realizada pela MarketsandMarkets.
A verdade é que o reconhecimento facial traz grandes benefícios para o processo de compra e identificação, que acontece de forma mais segura e eficiente, tanto para o consumidor, quanto para o varejista.
A crescente popularidade destaca a importância dessa tecnologia
Por conta das diversas vantagens e crescente popularidade, a tecnologia de identificação facial vem sendo usada em diferentes contextos.
Um clássico exemplo é o controle de acesso por autenticação. Válido para uma plataforma, um ambiente ou até mesmo desbloqueio de telas ou aplicativos de um smartphone, o usuário solicita acesso por meio da detecção do seu rosto. Inclusive, nos dias de hoje, é comum que contas bancárias digitais sejam abertas somente com esse tipo de informação.
Ganha o cliente, ganha o negócio
A identificação em programas de fidelidade é outra realidade já consolidada no universo da biometria facial. No supermercado D’avó, em São Paulo, a tecnologia da Payface permite uma identificação mais rápida que o processo normal, já que dispensa a apresentação de documentos, como o CPF para realizar a identificação no checkout, o que viabiliza uma experiência mais ágil e prática.
Além disso, é cada vez mais comum encontrar sistemas de reconhecimento facial que autenticam os passaportes biométricos nos aeroportos pelo mundo. Acompanhando essa tendência, em 2019, a Gol Linhas Aéreas começou a usar o reconhecimento facial para o embarque de passageiros. Com esse recurso, as pessoas não precisam mais se apresentar ao portão de embarque com o cartão impresso ou na tela do celular. Isso ajuda a reforçar a segurança e reduzir as filas.
Outro uso muito comum é para finalização de transações, ou seja, tornar a biometria facial um meio de pagamento. Agora, os clientes podem não apenas autorizar as transações pelo internet banking ou aplicativo, como também no ambiente físico do varejo. O processo é feito no momento do checkout e permite que seja feita uma autorização à compra apenas verificando o rosto do consumidor.
O St Marche, em São Paulo, implementou a tecnologia de pagamento por reconhecimento facial Payface e com isso, quase dobrou a recorrência mensal de compras do supermercado. Outra rede que também garantiu mais segurança ao aderir à tecnologia foi o Zona Sul, no Rio de Janeiro. Agora, os clientes desses supermercados não precisam mais sair com cartões ou carteira para fazer suas compras.
O reconhecimento facial se tornou um aliado das pessoas e das empresas. Com a possibilidade de trazer mais segurança para ambos os lados, a identificação facial também consegue dar mais agilidade às operações e inibir a prática de fraudes e roubo de senhas. Por isso, já não é mais uma opção fugir dessa tecnologia.
Sabendo que o reconhecimento facial veio para ficar, é hora de entender como as soluções de identificação e pagamento Payface podem ajudar o seu negócio.
Entre em contato para saber mais sobre a tecnologia de biometria facial Payface.
: LEIA MAIS
> Payface implementa tecnologia de reconhecimento facial no St Marche em SP
> Campanha da Payface “Compre sorrindo” chega na rede do Zona Sul no Rio
> Payface é selecionada em programa da Mastercard
Sobre a Payface
A Payface é uma startup de pagamento por reconhecimento facial fundada em 2018, em Florianópolis-SC. A empresa surgiu com o objetivo de reduzir as filas do varejo e acelerar o processo de identificação e compra, oferecendo uma solução mais rápida, customizada e segura de checkout em lojas físicas, ao permitir que os consumidores se identifiquem e paguem num único processo, integrado com programas de fidelidade e os arranjos de pagamentos dos varejistas.
Conheça mais sobre a nossa solução! Agende uma conversa com nosso time de negócios e saiba como podemos ajudar você a agilizar o processo de identificação e pagamento da sua empresa.