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Tendências de pagamento no varejo: o que a transformação digital tem desafiado os supermercados
12 set, 2022

Equipe Payface | Business, Marketing de Conteúdo, Negócios, SEO


Tendências de pagamento no varejo: o que a transformação digital tem desafiado os supermercados

Por: Lara Scarabelot Pagan

Escreve sobre pagamentos, inovação, varejo e tendências.

A transformação digital fez com que muitos negócios precisassem se adaptar e agregar novas ferramentas ao seu produto. Esse “boom” da tecnologia se tornou ainda mais evidente com a pandemia. 

Um dos pontos que mais chamam a atenção é, de fato, a personalização da experiência no consumo de qualquer produto ou serviço. A era mais valiosa para os negócios, a partir da pandemia, é a da hiper personalização. E é claro que os negócios que não estiverem atentos às exigências, tendem a ficar para trás, esquecidos e obsoletos. 

Esse artigo da Forbes comenta essa transição de maneira mais cirúrgica:

“… enquanto anteriormente as empresas esperavam competir principalmente em produtos e preços, hoje, fatores como atendimento ao cliente, acessibilidade, facilidade de uso  desempenham um papel importante na tomada de decisão do cliente”.  

Outro relatório da Adyen, empresa global de tecnologia de pagamentos, retrata que 90% das pessoas não voltam a comprar se tiverem vivido uma experiência ruim na loja física ou online. 

E sabe onde parte dessa experiência negativa está concentrada? Na hora de fazer o pagamento.  Vamos concordar: ninguém gosta de ter de ficar mais de 10 minutos tentando fazer o pagamento de uma compra ou ter de ficar muito tempo respondendo a  5 ou 7 perguntas antes de fazer o checkout, não é?

Você já deve ter reparado no tanto de perguntas que a experiência de pagamento, na frente dos caixas de supermercados, retrata, né? 

  • CPF na nota?
  • crédito ou débito?
  • informe seu CPF
  • confirme seu CPF
  • quer fazer parte do clube?

E por aí vai. Além de tornar a experiência de pagamento cheia de atritos, cada vez menos as pessoas querem compartilhar, em voz alta, seus dados pessoais. E os supermercados precisam estar atentos a isso. 

Mas, calma! É fato que a entrega de uma experiência mais personalizada não vai acontecer do dia para a noite. Porém, é importante prestar atenção aos movimentos do mercado. Por isso, eu separei aqui as minhas melhores tendências para você começar a pensar em inovação no seu supermercado: 

CARRINHO INTELIGENTE 

O carrinho inteligente foi desenvolvido pela Nextop e que, diferente daquele da Amazon, embutiu todas as funções executadas por um PDV direto no carrinho de compras. Para isso, ele é equipado com tela touch screen, leitor de código de barras e máquina de cartão, e assim, permite que o cliente faça seu auto-atendimento.  Dá uma olhada como ele pode ajudar na experiência do seu cliente. 

CASHBACK

O cashback é outra excelente alternativa. A sua operação, quando bem gerida, é uma ótima oportunidade para engajar os consumidores e impulsionar o programa de relacionamento, estimulando a retenção e fidelização do cliente. 

Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) comprova isso. Apenas 40% dos e-commerces oferecem cashback, em contrapartida, 67% das empresas que usam a ferramenta aumentaram sua base de clientes em mais de 10%. Isso mostra que o cashback contribui para a fidelização do consumidor.

CRM E PERSONALIZAÇÃO 

O CRM, Customer Relationship Management, pode ser usado também para estreitar o relacionamento com o seu cliente, mas também para influenciar a venda para cada diferente perfil de compra por meio de ofertas personalizadas. 

Em uma visão estratégica guiada por dados, quanto mais informações da experiência de  compra do seu cliente, melhor é o entendimento do comportamento de compra. Assim, fica muito mais fácil fazer com que ele se sinta único e mais atraído pelos seus produtos. 

Veja o que você pode coletar com um CRM mais assertivo:

  • CPF;
  • Histórico dentro da loja física;
  • Ticket médio, recência e frequência de compras;
  • Interações em campanhas digitais;
  • Informações de cashback. 

IDENTIFICAÇÃO E PAGAMENTO POR BIOMETRIA

Essa identificação assertiva tão necessária para o cashback e para o CRM hoje já é possível com a identificação e o pagamento por biometria facial. O CPF e o cartão do cliente ficam vinculados ao rosto dele para que ele possa realizar as compras com agilidade e segurança. 

Prova disso é essa pesquisa da Visa que cita que 89% dos brasileiros acham mais prático pagar com tecnologia biométrica do que utilizar senhas.

A cada dez consumidores entrevistados, 9 estão familiarizados com a biometria. 

E agora você deve estar se perguntando: mas como o meu cliente pode fazer o pagamento das suas compras só com o rosto, no meu supermercado?

É super simples! A Payface, empresa pioneira de pagamentos por reconhecimento, já está presente em mais de seis estados do Brasil, oferecendo essa tecnologia para o varejo.

Para o seu negócio: basta você fazer a implementação da tecnologia no seus self checkouts ou nos caixas assistidos. E com a integração da sua software house, o sistema fica disponível no seu ponto de venda.

Já para o seu cliente é ainda mais fácil: ele faz o cadastro no aplicativo, valida os seus dados de cartão de crédito, faz uma foto do rosto e pronto! Toda a compra pode ser paga através apenas da identificação do rosto. Não precisa levar carteira, nem cartão, nem celular para pagar, e o CPF do cliente vai direto para o seu CRM. 

E aí, o que você achou deste material?  Acompanhe mais conteúdos como este aqui no blog da Payface. 

Quer falar com um especialista? Preencha estas informações aqui. 

Lara Scarabelot – Sales Development Representative – SDR
lara.scarabelot@payface.com.br

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